avatar

Conectividade Social x Conectividade Social ICP

Publicado em 23-09-2011 por Conectividade Social ICP |

O Conectividade Social mudou e com isso a rotina de recolhimento do FGTS e a comunicação com a Previdência Social também. A antiga versão, que era usada com um Certificado Eletrônico em disquete, agora está em uma plataforma online e utiliza a Certificação Digital ICP-Brasil. Os processos se tornaram integrados, e a comunicação entre as empresas e a CAIXA mais fácil. Para entender melhor como será esse novo acesso, confira as principais diferenças entre os dois.

Conectividade Social antigo

O Conectividade Social era dividido em dois ambientes. O primeiro era o antigo programa CNS instalado no computador do usuário, no qual era possível enviar e receber arquivos, como o SEFIP e GRRF. No outro, cujo acesso já era pela internet (Conexão Segura), era possível fazer as transações online, como visualização de extratos e comunicação de movimentação do trabalhador. Para acessar os dois ambientes, era necessário o uso do Certificado Eletrônico em disquete.

Conectividade Social ICP

A nova versão do sistema é uma evolução do antigo Conectividade Social, e suas principais mudanças são:

- Agora o novo Conectividade Social utiliza o Certificado Digital ICP-Brasil. É essa tecnologia que permite maior segurança às transações feitas na internet, além de fazer o canal reconhecer que o acesso está sendo mesmo feito por você;

- A procuração eletrônica foi totalmente remodelada. Disponível no próprio portal do Conectividade Social ICP, e com um ambiente simples de navegar, tanto a outorga de poderes, como o uso desses poderes outorgados, além de muitas outras funcionalidades, só são feitos com o Certificado Digital ICP-Brasil;

- O acesso ao Conectividade Social passa a ser 100% web*, sem a necessidade de atualização de versões, e concentra no mesmo ambiente todas as funcionalidades disponíveis no canal;

- A navegação no canal ficou muito mais amigável e intuitiva, o que ajuda a economizar o tempo do usuário e favorece a utilização plena dos seus recursos.

*A geração dos arquivos e emissão das guias de arrecadação mensal e rescisória do FGTS continuam sendo feitas por meio dos aplicativos SEFIP e GRRF Eletrônica, respectivamente. Para geração do arquivo GRRF a ser transmitido pelo Conectividade Social ICP, utilize o aplicativo GRRF ICP disponível no site da CAIXA, na opção FGTS, GRRF – Aplicativo e Arquivos.


 

3 Comentários para Conectividade Social x Conectividade Social ICP

  1. Sônia Lino disse:

    sites como o de vcs. é de suma importância. PARABÉNSSSSSS

  2. NAIME GILMAR MATOS disse:

    ONDE EU FAÇO O REGISTRO NO CANAL?
    estou cheio de duvudas, aliás não sei nada tecnico.
    temos varios clientes, cada um fizeram o certificado em diversas AC,
    alguns já troxeram para mim???? não sei o que fazer com os cartoes e com os tokem (pen drive)
    Preciso realmente de uma ajuda acompanhada, de preferencia a uma agencia da CEF.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Naime Gilmar Santos,

      Temos uma matéria no site que esclarece o registro no canal. Acesse em http://www.conectividadeicp.org/registro-no-canal-perfis-amplos-de-uso/ e saiba mais.

      Sobre o uso dos certificados, as Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular. Por isso, o ideal é que cada empresa fique em poder do seu Certificado Digital ICP-Brasil, acesse o canal e outorgue poderes para a contabilidade. Se sua empresa já possui o certificado, basta acessar o portal https://conectividade.caixa.gov.br/, se registrar e aproveitar os benefícios da nova versão do canal Conectividade Social ICP.

      Caso suas dúvidas persistam, você pode entrar em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site http://www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ao comentar, declaro estar ciente dos termos de uso e conduta.