avatar

Passo a passo: como enviar e imprimir a GRRF

Publicado em 06-01-2012 por Conectividade Social ICP | ,

Com o Conectividade Social ICP, a transmissão dos arquivos passa a ser via web e com o uso de Certificado Digital ICP-Brasil. Já sua geração continua a ser por meio do aplicativo específico.

Para a emissão da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é necessária a utilização da versão GRRF ICP, disponível para download no site da CAIXA (Opção FGTS > GRRF Aplicativos e Arquivos > INSTALADOR_GRRF_FB_ICP_333.EXE). No momento do fechamento, esta versão gera e salva os arquivos em pastas específicas no diretório C:/Arquivos de programas/GRRF/Arquivos.

 

Transmissão

» No Conectividade Social ICP, o usuário deve acessar as opções Caixa Postal > Nova Mensagem e, a seguir, informar que tipo de arquivo deseja enviar. No caso, GRRF.

» Na tela seguinte, deve-se digitar o município em que fará a arrecadação e, se desejar, nomear a mensagem. Caso não seja nomeada, o sistema preenche esse campo automaticamente com o código do NRA. Na mesma tela, clicar em Anexar Arquivo.

» Então, deve-se localizar e selecionar o arquivo, que estará no diretório (pasta) onde o usuário o salvou. Caso as informações apresentadas estejam corretas, o usuário deve salvar a mensagem. Atente sempre para o diretório em que for salvar o arquivo, pois será necessário localizá-lo novamente.

» Nesse passo, é possível preparar outros arquivos para envio (repetindo a instrução acima), ou, efetivamente, enviar o arquivo salvo. Para isso, clique em Enviar.

» Aqui, o usuário deve anexar o arquivo à mensagem, clicando em Procurar e selecionando o arquivo no diretório em que foi salvo (agora com a extensão .zip), e então clicar no botão Enviar.

Vale ressaltar que o mesmo certificado que salvou a mensagem, deve ser utilizado em seu envio. Se isto não for possível, é necessário repetir toda a operação novamente com o novo certificado.

» O canal exibirá então o progresso do envio e um link para salvar o protocolo (que pode ser armazenado em PDF ou XML, além de impresso).

É importantíssimo que o usuário acesse o protocolo e o salve em seu computador (preferencialmente nas mesmas pastas onde os arquivos estavam armazenados), pois ele é indispensável para a emissão da guia de arrecadação. Caso esse passo não seja concluído, ele poderá ser acessado na caixa de Itens Enviados do menu Caixa Postal.

Impressão

» Para imprimir a GRRF, o usuário deverá abrir o aplicativo GRRF ICP e selecionar o menu “Relatórios” > “Guias” > “Por Protocolo”, selecionar o protocolo que foi salvo e clicar no botão “Abrir”. Na tela seguinte, clicar sobre o nome da empresa e selecionar “Imprimir”.

» Após a validação do arquivo nos sistemas do FGTS, é disponibilizado o arquivo de retorno “Relatório de movimentações acatadas”, contendo as chaves de identificação e a data prevista de disponibilidade do recurso. Esse arquivo pode ser obtido no mesmo aplicativo, opção Menu Ferramentas > Carga > Ocorrência Chave de Identificação. Após a captura do arquivo retorno, o mesmo é excluído automaticamente da caixa postal, impossibilitando nova visualização.

Fonte: CAIXA


 

36 Comentários para Passo a passo: como enviar e imprimir a GRRF

  1. ALEXANDRO BARBOSA disse:

    Pessoal, o conectividade ICP não esta funcionando com certificados novos emitidos com a nova raiz de certificação V2 de 2056 bits, com os antigos emitidos pela chave V1 funciona perfeitamente – mais alguem tem esse problema (eu uso certisign)
    Cordialmente
    Alexandro

    • Conectividade Social ICP disse:

      Alexandro Barbosa,

      Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

      Obrigado!

    • Conectividade Social ICP disse:

      Alexandro Barbosa,

      Esclarecemos que o canal Conectividade Social permite o acesso por meio de qualquer Certificado Digital no padrão ICP-Brasil. Neste caso, em virtude do cadastramento de informações prestadas pelas demais Autoridades Certificadoras nas aplicações internas da CAIXA, o acesso por meio desse tipo de certificado está em processo final de ajuste.

      Orientamos que seja realizada nova tentativa de acesso e, caso apresente alguma instabilidade no decorrer dos próximos dias, entrar em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site http://www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  2. marcelobrrj disse:

    tem um problema no sefip com relação ao cerificado ele deveria validar o envio quando :
    1 o certificado do responsavel fosse usado
    2 o certificado da impresa fosse usado
    e o sistema não esta fazendo dessa forma so aceita quando e colocado a impresa como responsavel

    • Conectividade Social ICP disse:

      Marcelo,

      Esclarecemos que, em relação ao envio de arquivo SEFIP, a regra vigente para sua transmissão exige que o campo CNPJ/CEI do cadastro do responsável no SEFIP seja igual ao CNPJ/CEI do Certificado Digital utilizado para acesso ao canal Conectividade Social no momento da transmissão. Vale ressaltar que, quando o cadastro do responsável no SEFIP for diferente do CNPJ/CEI do Certificado Digital, caso o arquivo contenha apenas informações de uma única inscrição, que deverá ser a mesma do Certificado Digital, o arquivo poderá ser transmitido normalmente.

      Obrigado!

  3. LUCIANE disse:

    Não consigo também, estou tentando desde o dia 05/01/2012 e até agora não obtive sucesso.
    Também uso certisign.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Luciane,

      Esclarecemos que o canal Conectividade Social permite o acesso por meio de qualquer Certificado Digital no padrão ICP-Brasil. Neste caso, em virtude do cadastramento de informações prestadas pelas demais Autoridades Certificadoras nas aplicações internas da CAIXA, o acesso por meio desse tipo de certificado está em processo final de ajuste.

      Orientamos que seja realizada nova tentativa de acesso e, caso apresente alguma instabilidade no decorrer dos próximos dias, entrar em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site http://www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  4. Paloma disse:

    Estou fazendo o envio de varias sefip via novo conectividade, achei mais dificil, pois existem mais detalhes, o que acaba tomando mais tempo, pelo anterior era mais rapido, outra dificuldade que encontrei é com relação que se tenho uma tela aberta da internet, o sistema da erro, tenho que fechar tudo……. acaba não acessando o conectividade…… é complicado pois muitas vezes estou acessando uma pagina da internet e tenho que fechar para dar continuidade ao conectividade. Isso acaba atrapalhando e muito.
    OUtra dúvida é com relação ao envio, pois toda vez que faço o envio, ele pede o municipio que arrecada, na proxima vez que faço o envio já deveria constar, mesmo marcando a opção não aparece, e toda vez que tenho que preencher.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Paloma,

      O novo portal é desenvolvido em plataforma web única e não requer instalação ou atualização de versões, além de apresentar, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade. Os procedimentos de Envio de Arquivos estão mais sofisticados, por exigência da segurança que o próprio sistema oferece, obrigando, por exemplo, que o arquivo a ser enviado seja apresentado em sua forma compactada, o que garante maior segurança.

      Em relação à compatibilidade do sistema, este exige o fechamento de outras páginas da internet, apenas em seu acesso inicial, para garantir mais uma vez a manutenção de sua segurança. Depois de acessado, poderão ser abertas outras páginas simultaneamente. Quanto à fixação do Município Padrão, informamos que a demanda já foi direcionada à área de tecnologia da Caixa para o referido ajuste.

      Vale ressaltar que todos os aspectos que envolvem o sistema estão passíveis de receberem otimizações, sempre que percebidas ou apontadas pelos usuários e aprovadas pela tecnologia.

      Obrigado!

  5. GLEISON disse:

    SOU CONTABILISTA, TENHO UMA EMPRESA NOVA A QUAL PRECISO TRANSMITIR INFORMAÇOES SEM FATOS GERADORES, E NAO TENHO A ANTIGA CHAVE PRI, MAIS TENHO O CERTIFICADO DIGITAL ICP DO ESCRITORIO.
    COMO FAÇO PARA TRANSMITIR AS INFORMAÇOES UTILIZANDO O MEU CERTIFICADO DIGITAL ICP.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Gleison,

      Em relação ao envio de arquivo SEFIP, a regra vigente para sua transmissão exige que o campo CNPJ/CEI do cadastro do responsável no SEFIP seja igual ao CNPJ/CEI do Certificado Digital utilizado para acesso ao canal Conectividade Social no momento da transmissão. Vale ressaltar que, quando o cadastro do responsável no SEFIP for diferente do CNPJ/CEI do Certificado Digital, caso o arquivo contenha apenas informações de uma única inscrição, que deverá ser a mesma do Certificado Digital, o arquivo poderá ser transmitido normalmente.

      Obrigado!

  6. CASSIANA disse:

    NÃO SEI ENVIAR O SEFIP PELO NOVO CONECTIVIDADE SOCIAL ICP, PODES ME ENVIAR O PASSO A PASSO. NÃO ENCONTREI, ENCONTRI SÓ O PASSO A PASSO DA GRRF. PRECISO BAIXAR ALGUM APLICATIVO?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Cassiana,

      No Conectividade Social ICP, permanecem as mesmas regras já definidas para transmissão do arquivo SEFIP, agora acrescido da necessidade de uso do certificado padrão ICP-Brasil.

      Com isso, o envio será por meio do novo portal, já a geração dos arquivos continua sendo feita no aplicativo específico. Para fazer o download do programa, acesse a seção downloads do site da CAIXA. (Opção FGTS > SEFIP/GRF).

      Obrigado!

  7. Eduardo Verissimo disse:

    Tenho duas dúvidas:

    1 – Eu sou contador e tenho e-CPF com ele posso enviar informações pela conectividade ICP???

    2 – No caso de construtora ela precisa um E-CNPJ para cada obra, pois cada obra tem um CEI??

    Cordialmente

    Eduardo Verissimo

    • Conectividade Social ICP disse:

      Eduardo Verissimo,

      Para acessar o Conectividade Social ICP, é necessário que o CNPJ tenha ao menos uma certificação de Pessoa Jurídica. Já se você atua como contador autônomo e não é obrigado à inscrição no CNPJ, o documento usado para o acesso será um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) contendo, obrigatoriamente, a informação do CEI.

      Para a construtora, se os funcionários não possuem vínculo com o CNPJ da empresa, o acesso também será por meio de certificados de Pessoa Física, contendo em cada um deles uma inscrição CEI.

      Obrigado!

  8. Ana Cristina disse:

    Já fiz o sefip e gerei um protocolo, porém não consigo salvar e imprimir a grf, pois não consegui executar o arquivo conectividade no laptop.
    Tenho o cei e certificado de pessoa fisica . Quando tento executar a instalação da conectivedade é pedido o caminho para o certificado e não aceita o caminho que digito.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Ana Cristina,

      Neste caso, por se tratar de um erro específico, deverá ser efetuado contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  9. EDNA disse:

    Não consigo localizar o ARQUIVO DE RETORNO DA GRRF, relatório de movimentaçoes acatadas. Qdo acesso
    Ferramentas> Carga> Ocorrência Chave de identificação, abre a pasta ARQUIVO DE OCORRÊNCIA, mas não encontro nada por lá. è necessário o uso do certificado digital para isso?, devo lembrar que gerei a guia no dia
    anterior, e como de costume utilizava o JAVA CONEXÃO SEGURA para imprimir a chave, porém ontem estava
    com uma mensagem de erro, e hj não foi mais possível pqe a conta já aparece como movimentada. Preciso
    de ajuda.

    Obrigada!

  10. Valeria Krueger disse:

    Instalei o GRRF eletronico (ICP)
    Gerei as informações na sistema da folha, e ao importar os dados o GRRF da erro 201 – Data do recolhimento deve existir na tabela de indices do FGTS – vigência 10/07/2009 a 09/08/09.
    Como atualizar esta tabela? já baixei os ídices 10/07/2009 a 09/08/2009, mas continua dando o mesmo erro.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Valeria Krueger,

      Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

      Obrigado!

    • Conectividade Social ICP disse:

      Valeria Krueger,

      A presente dúvida não está vinculada às regras de acesso e utilização do canal Conectividade Social ICP. Desta forma, orientamos que o questionamento seja realizado nos canais de atendimento específicos da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  11. São Cristovão Contabilidade disse:

    Enviei um arquivo da Sefip pelo conectividade ICP … gerou o protocolo … imprimi … só que não sei como faço para imprimir a guia GRF para recolher o FGTS mensal pelo Conectividade ICP é preciso instalar algum aplicativo RML para ler os arquivos enviados ou imprime pelo SEFIP em arquivos ICP … só que o aplicativo não lê ou não acha arquivo assinado … e não consigo tirar a referida guia … além o certificado digital ICP a empresa precisa pedir o PRI para poder tirar a guia … se for assim é muito trabalhoso tendo que o sócio ir a caixa fazer o processo PRI … então resumindo como faço para fazer a impressão da Guia do Recolhimento do FGTS a GRF mensal obs não falo por horas de GRRF … não sei se é o mesmo processo …

    Gostaria de uma orintação … Obrigado … Pedro

  12. Luiz Carlos de Machdo disse:

    Esse programa da Conectividade ICP, é muita volta que se faz para enviar uma SEFIP ou GRRF, bem poderia ser uma coisa mais simples, pois para instalar o Certificado que é feito pela CEF é um parto, fiz 4 certificados pela CEF e só 2 consegui sucesso, tem baixar arquivo para aquilo e para aquele. De todos os progamas que uso esse da CEF – conectividade são os piores. Por exemplo a DCTF, tem o programa, grava a declaração e envia ser sair do proprio programa, já ao fazer a sefip pela conectividade ICP, entra na sefip para gravar, depois vai
    no site da conectividade para enviar, busca o arquivo gravado na sefip, envia, grava protocolo, vai para sefip para imprimir a guia.

    • Conectividade Social ICP disse:

      Luiz Carlos de Machado,

      O canal Conectividade Social ICP é desenvolvido em plataforma web única e não requer instalação ou atualização de versões, além de apresentar, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade. Os procedimentos de Envio de Arquivos estão mais sofisticados, por exigência da segurança que o próprio sistema oferece, obrigando, por exemplo, que o arquivo a ser enviado seja apresentado em sua forma compactada, o que garante maior segurança.

      A adoção da Certificação Digital, para acesso ao referido Canal, refere-se à adequação ao padrão de Certificação utilizado no país, instituído em 24/08/2001 pela Presidência da República, por meio da Medida Provisória 2.200-2.

      Obrigado!

  13. Kelli Silva disse:

    Ajuda com a GRRF: não estou conseguindo gerar o arquivo que deve ser importado para o site da CNS ICP. Desinstalei e instalei novamente a CNS e a GRRF ICP, conforme orientação da CEF, porém não consigo fazer gerar o arquivo para ser importado. Tem que fazer alguma atualização a partir para que o CNS padrão possa reconhecer a GRRF ICP?!??!

    • Conectividade Social ICP disse:

      Kelli Silva,

      Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

      Obrigado!

    • Conectividade Social ICP disse:

      Kelli Silva,

      A presente dúvida não está vinculada às regras de acesso e utilização do canal Conectividade Social ICP. Desta forma, orientamos que o questionamento seja realizado nos canais de atendimento específicos da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  14. Waldileide Ferreira disse:

    quero saber como é que eu faço pra imprimir uma GRRF ?
    porque esta ocorrendo erro no banco de dados.o que devo fazer?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Waldileide Ferreira,

      Quanto à mensagem apresentada, por se tratar de um erro específico, deverá ser efetuado contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  15. Valdir disse:

    estou seguiondo o “passo a passo” para enviar e iprimir a GRRF, estou com o protocolo salvo e impresso, mas, não consigo localizar o menu “Relatórios” > “Guias” > “Por Protocolo”,

    » Para imprimir a GRRF, o usuário deverá abrir o aplicativo GRRF ICP e selecionar o menu “Relatórios” > “Guias” > “Por Protocolo”, selecionar o protocolo que foi salvo e clicar no botão “Abrir”. Na tela seguinte, clicar sobre o nome da empresa e selecionar “Imprimir”, o que devo fazer?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Valdir,

      Quanto à mensagem apresentada, por se tratar de um erro específico, deverá ser efetuado contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  16. DAYVID AMARAL disse:

    CONECTIVIDADE SOCIAL ICP
    eu fiz todo o processo mais na hora de enviar o arquivo zip bão foi!!!

    Obrigado!

    • Conectividade Social ICP disse:

      Dayvid Amaral,

      Por se tratar de um erro específico, deverá ser efetuado contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ao comentar, declaro estar ciente dos termos de uso e conduta.