avatar

Para envio do arquivo SEFIP, você deve acessar o aplicativo e gerar o documento a ser transmitido. Vale lembrar que esse sistema não sofreu qualquer alteração com a implantação do Conectividade Social ICP e suas regras permanecem as mesmas. Acesse a matéria e saiba mais.

 

Envio do Arquivo

» Após a geração do arquivo SEFIP, você deve acessar o Conectividade Social ICP e acessar a opção “Caixa Postal” > “Nova Mensagem”, da mesma forma como é feito para a transmissão da GRRF.

» Na tela seguinte, deve ser preenchido o município de arrecadação. Ao clicar em “Anexar Arquivo”, será aberta uma nova janela para a localização do documento. Se o usuário desejar, ele pode nomear a mensagem. Caso contrário, ela levará o dado do NRA do arquivo.

» Dando sequência ao processo, o sistema exibirá a confirmação da gravação com a extensão “zip” e o usuário pode preparar outros arquivos para envio na opção “Nova Mensagem” ou transmitir a mensagem gerada. Nesse momento será apresentada uma tela para a localização do arquivo. Para a transmissão, o usuário deve localizá-lo no diretório indicado e clicar no botão “Enviar”.

Importante: o mesmo certificado que salvou a mensagem deve ser utilizado em seu envio. Se isto não for possível, é necessário repetir toda a operação novamente com o novo certificado.

» O sistema exibirá então o progresso do envio do arquivo e, quando este for finalizado, será exibido o link “Clique aqui para salvar o protocolo”. É importantíssimo que o usuário acesse o protocolo por meio desse link e o salve em seu computador, pois ele é indispensável para a emissão da guia de arrecadação correspondente ao arquivo enviado.

Fonte: CAIXA

 

Na continuidade da matéria saiba mais sobre como salvar a mensagem gerada e imprimir a GRF (Guia de Recolhimento do FGTS).


 

20 Comentários para Passo a passo SEFIP: envio do arquivo – Parte 1

  1. josemar viera marques disse:

    o conectividade dar o erro 403, ” your client is not allowor to acess the requesited object, como faço para tirar esse erro e acessar o conectividade social atraves do certificado digital e-cnpj da certisgn.

  2. luciane disse:

    Me esclareça uma coisa preciso saber se todas as empresas com recolhimento ao prolabore são obrigada a adquirir o novo certificado icp para trasmição?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Luciane,

      O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, autônomos, entre outros) que se relacionam com o FGTS e/ou a Previdência Social. A partir de 30/06/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de “ausência de fato gerador”.

      Obrigado!

  3. luciane disse:

    O escritorio de contabilidade podera transmitir a sefip sem funcionarios dos seus clientes,atraves do seu certificado cnpj?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Luciane,

      Para acesso ao Conectividade Social Padrão ICP é necessário que a empresa possua a Certificação Digital ICP-Brasil emitida por qualquer Autoridade Certificadora, independentemente do porte da empresa, opção pelo simples e quantitativo de empregados vinculados.

      Obrigado!

  4. YOKO MARTINS disse:

    Boa Tarde!
    A Pergunta é: A empresa Filial tem que ter seu CERTIFICADO DIGITAL ICP ? O CNPJ é diferente nos últimos 6 números por exemplo: Matriz é /0001-07 e a Filial é /0003-60. Aguardo resposta.
    Yoko Martins

  5. MARIA APARECIDA disse:

    Não consigo fazer uma retificação no trabalhador, fica dando erro (44) o que tenho que fazer para resolver este problema?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Maria Aparecida,

      Informamos que a inconsistência em questão já foi detectada pela área de Tecnologia da CAIXA e está em processo de regularização. Vale ressaltar que o endereço do trabalhador também poderá ser alterado por meio do aplicativo SEFIP, conforme “Manual de Retificação” disponível no site.

      Obrigado!

  6. felipe ramon rodrigues vianna disse:

    eu recebi um documento da empresa , no qual a data de pagamento do meu fgts seria pago no dia 27 do 3….fui la e eles disseram que meu dinheiro ja estava liberaDO no sistema de fgts..mas que no sistema de pagamento nao comprovava o liberamento…eu tinha o dinheiro pra receber mas nao podia receber,..o que fazer ?

  7. Renato disse:

    Boa noite,

    Ao tentar acessar o Conectividade Social ICP recebi a seguinte mensagem:

    Falha na validação do certificado.A LCR obtida da URL expirou em 09/04/2012 18:31:02 (UTC) – horário atual: 10/04/2012 03:59:55 (UTC) / 10/04/2012 00:59:55 (Brasil).. (CNS-0217)

    Alguma idéia do que está acontecendo?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Renato,

      O erro em questão ocorreu por uma instabilidade de acesso no canal. Desta forma, orientamos que você tente um novo acesso e, caso o problema persista, entre em contato com os canais de atendimento específicos da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  8. João Guilherme Marques Moreira disse:

    Os condomínios deverão fazer o recolhimento do FGTS através da conectividade. Para isto é necessário obter um certificado digital, e para tanto a convenção do condomínio tem de estar registrada no Registro Geral de Imóveis. Correto? Caso positivo minhas dúvidas são :

    1 – Caso o condomínio não possua e não consiga o registro de sua convenção no RGI, principalmente em virtude da exigência de pelo menos 2/3 de assinaturas de proprietários, será possível cntinuar realizando o recolhimento do tributo na forma atual?

    2 – Na mesma situação acima, é possível que a empresa de contabilidade do condomínio realize o recolhimento do tributo, via conectividade, utilizando a certificação digital da empresa de contabilidade?

    3 – Existe alguma alternativa para os casos de condomínios com dificuldade de registro de suas convenções no RGI?

  9. Amauri Cardoso Tavares disse:

    Emitimos a folha e enviamos para o SEFIP. Acessamos o https://conectividade.caixa.gov.br – Caixa Postal, depois Nova mensagem, clicamos envio SEFIP, anexamos o arquivo SFP e: quando clicamos salvar, neste momento simplesmente o sistema trava e não informa que foi salvo para ser enviado. Alguem sabe o que pode estar acontecendo de fato?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Amauri Cardoso Tavares,

      Por se tratar de um erro específico, deverá ser efetuado contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

      Obrigado!

  10. SAMANTHA TALITILENE SANTOS CONCEIÇÃO disse:

    Bom dia !
    De acordo com os artgos 72 e 102 da resolução nº 94 de 2011, a certificação digital pode ser exigida da ME e EPP optante pelo Simples Nacional quando o nº de funcionários for superior a 10. Quando for inferior o nº como eu faço pra ter a acesso ao portal empregador e pra transmitir GFIP e GRRF sem o Certificado? O conectividade antigo sera desabilitado?

    • Conectividade Social ICP disse:

      Samantha Talitilene Santos Conceição,

      Conforme Resolução nº. 94, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores. Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de Certificados Digitais no padrão proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR. Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA.

      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ao comentar, declaro estar ciente dos termos de uso e conduta.